Um cenário melhor no 2S
Economia | Por em 29 de julho de 2009
O segundo semestre promete. Essa foi uma das informações divulgadas na manhã de hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Estudo feito pela entidade mostra que os próximos meses devem mostrar recuperação da produção da indústria.
Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, previu queda entre 7% e 8% na produção industrial deste ano. Como o recuo do acumulado do ano sobre o mesmo período do ano passado foi de 14,1%, o segundo semestre deverá ser positivo para compensar o enfraquecimento do início do ano.
“O crescimento não vai voltar com o ímpeto que apresentava anteriormente, porque as condições para isso, como aumento da renda e do emprego, não estarão presentes”, pontuou Francini.
O estudo da Fiesp apontou que a indústria brasileira perdeu cerca de 500 mil vagas de emprego desde outubro de 2008, quando os efeitos da crise econômica global se aprofundaram no País. A entidade prevê uma queda de 0,5% para o PIB de 2009.