Se preparando para crescer
Gestão&Empreendedorismo | Por em 2 de junho de 2009
Uma mala nas mãos, dois produtos e muita vontade. Era 1996. Naquele ano começou a história de Jorge Farsky com a Walter Tecnologias em Superfícies. Empresa canadense do segmento de abrasivos para corte, desbaste, acabamento e ferramentas químicas para limpar, proteger e lubrificar superfícies metálicas, não tinha representação no Brasil até que o jovem engenheiro mecânico decidiu montar seu próprio negócio.
O filho de Jonny Farsky, proprietário da FPB – Fábrica Paulista de Brocas, queria empreender como o pai. Aproveitou a relação comercial que já existia entre o patriarca e Walter Somers – a FPB fornecia brocas para a Walter no Canadá – e foi vender disco fino de corte, o Zipcut, e o suporte Enduro-Flex, produtos até então inexistentes no mercado nacional.
Na primeira investida não foi bem-sucedido e rapidamente aprendeu a lição: que não se podia comercializar produtos com alto valor agregado sem mostrar, e comprovar, ao cliente o porquê do custo. Mudou o discurso e começou a apresentar soluções, ou como gosta de dizer “comecei a vender custo-benefício”. Deu certo.
Do sobradinho de dois andares no bairro do Socorro, próximo a Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, onde iniciou as atividades, a empresa está hoje instalada num prédio de 4,5 mil m2. Em 2009, a Walter do Brasil completa 13 anos oferecendo ao mercado aproximadamente 50 linhas de produtos e mais de 500 itens em estoque. E está se preparando para crescer.
A prova mais recente da busca pelo crescimento foi conquistada há menos de um mês: a empresa recebeu a certificação OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional). Essa norma integra-se no mesmo modelo de ISO 9000 e ISO 14000 (a Walter já conta com ISO 9001 e ISO 14001), apresentando abordagem por processo. É baseada na utilização do “ciclo de Deming”, que permite melhoria contínua dos desempenhos. “É isso que nos move todos os dias: melhorar. E adianto que quem faz tudo aqui são as pessoas. Sem elas não chegaríamos onde estamos”, enfatiza Jorge Farsky.
O executivo conta que a Walter vai além, com outras iniciativas em andamento. Mesmo neste momento de retração do mercado, em virtude da crise econômica mundial, a companhia está investindo. “No momento certo comunicaremos ao mercado nossas novidades.”
Aliás, da fase crise, o que Farsky tem extraído juntamente com sua equipe – 65 profissionais compõem o quadro de colaboradores, dos quais quarenta técnicos – são oportunidades, das mais diversas e sobre as quais, óbvio, não dá muitos detalhes. De promoções a novos produtos, de tudo um pouco tem contribuído para que a empresa mantenha seu ritmo ascendente. Tanto que no primeiro quadrimestre deste ano registrou incremento de 12% nas vendas quando comparado com igual período de 2008.
Para o diretor-presidente da Walter, o tripé bom produto, boa equipe e conhecimento do mercado para oferecer o que o cliente necessita é a receita para a evolução de uma empresa. “Sempre digo que não tem segredo. E não tem mesmo. Uma boa dose de paixão e dedicação também ajudam, e muito.”