Voges aprovada como fornecedora da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Economia,Iniciativa,Investimento,Oportunidade,Perspectivas | Por em 19 de abril de 2012
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) homologou na última semana relatório de aprovação de testes dos motores Voges especiais categoria D, carcaça 160 L, 4 polos e de 15 a 20 cv, para uso nos trens da série 1.700. A Voges já fornece motores para a CPTM nas linhas 5.000 e 5.500 de vagões, entre outras.
Os motores Voges são acoplados a um compressor de ar que tem a função de manter o nível de pressão e volume do sistema de ar comprimido do trem. Este sistema é responsável pela abertura e fechamento das portas dos vagões, frenagem do trem, elevação do pantógrafo para ligar o trem à rede, e ainda acionar a buzina. “Estes motores foram desenvolvidos especialmente para a CPTM, com baixa corrente de partida, que não interfere no sistema elétrico do trem”, diz Itamar Zorrer, Especialista em Engenharia do Produto da Voges e responsável pelo projeto. O trem da série 1.700 transporta, em média, 140 mil passageiros por dia, pesa 394 toneladas e utiliza quatro motores elétricos para acionamento dos compressores de ar que alimentam o sistema de freio do trem, o acionamento das portas dos salões de passageiros e as molas pneumáticas das suspensões dos carros (vagões de passageiros).
Para o Assessor Técnico Executivo da CPTM, Marcus Vinicius Coutinho, os motores Voges se comportaram muito bem durante os testes, não apresentando qualquer espécie de problema ou sugestão de melhoria. “Ficamos muito satisfeitos com a qualidade dos motores e surpresos com o bom atendimento do representante, da assistência técnica e da engenharia da Voges, que foram presenças constantes em todo o processo”, comenta Coutinho.
A partir de agora, as próximas licitações da empresa para compras de motores terão de conter as especificações dos motores Voges, que estão aptos a fornecer este produto para a CPTM. Os motores Voges serão utilizados nas substituições de motores europeus conforme demanda da companhia.
Crédito da foto: David Perano