Indústria da borracha sofre com processo de desindustrialização
Economia,Evento,Levantamento,Perspectivas | Por em 11 de abril de 2012
O aumento da taxa de importação da borracha nitrílica em 2010 – matéria prima utilizada na fabricação de anéis de borracha, tubos e mangueiras, correias, solas de calçados, entre outros – começa a cobrar seu preço da indústria nacional de artefatos de borracha.
Desde que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) passou o imposto de importação da nitrílica de 12% para 25% por meio da Resolução 13/2010, de 11 de fevereiro, tem sido mais vantajoso importar o produto acabado do que adquirir o produto nacional.
Resultado: fechamento de fábricas e a perda de 8 mil postos de trabalho nos últimos 30 meses, confirmando o processo de desindustrialização do País.
Esta é a principal bandeira da entidade que reúne fabricantes e fornecedores de artefatos de borracha numa feira que acontece em São Paulo até o dia 13, no Expo Center Norte: a Expobor 2012 – 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha.
Segundo a entidade, este cenário foi diretamente responsável pelo baixo desempenho do setor em 2011, que fechou em US$ 2,72 bilhões, crescimento de apenas 1,9% sobre o ano anterior, descontada a inflação.
Atualmente, existem cerca de 1,9 mil indústrias de artefatos de borracha instaladas no Brasil, sendo 1.274 no Estado de São Paulo. O setor fechou 2011 com 89 mil empregos diretos e indiretos.
SERVIÇO:
EXPOBOR 2012 – 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
Data: 11 a 13 de abril
Horário: 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abiarb – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha
Apoio: Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo; ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e Apabor – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha
Evento paralelo: Pnewshow-Recaufair 2012 – 10ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expobor.com.br
Twitter: @expoborfeira
Facebook: feiraexpobor
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS.