Petróleo e gás e automação estão entre as profissões do futuro
balanço,Opinião,Oportunidade,Perspectivas | Por em 12 de março de 2012
Foi o que constatou a pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”. Na Baixada Santista, estudantes e profissionais que buscam qualificação para aproveitar as oportunidades do setor terão opções de cursos e eventos de conteúdo técnico gratuitos no próximo mês de maio.
As nove profissões do futuro, no País, estão relacionadas a atividade industrial, em especial ao segmento de petróleo e gás e automação. A informação consta da pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira – 2020”, realizada pelo Sistema Firjan. O levantamento traça o perfil das perspectivas de 402 empresas que atuam no Brasil e que são responsáveis, atualmente, por 2,2 milhões postos de trabalho.
As profissões elencadas pelo estudo são as seguintes: Supervisor de produção em indústrias de transformação de plástico; Engenheiro do petróleo; Técnico em sistema de informação; Trabalhador de tratamento de superfícies de metais e compósitos; Engenheiro de mobilidade; Técnico em mecatrônica; Biotecnologista; Engenheiro ambiental e sanitário e, por fim, Desenhista técnico em eletricidade, eletrônica e eletromecânica.
A pesquisa da Firjan revelou, também, que, na área de produção, quase 67% dos entrevistados pretendem oferecer novos postos de trabalho, enquanto 51,1% do empresariado planeja ampliar o número de funcionários da área de Gestão.
Engenharia – As projeções de contratações foram predominantes em todos os segmentos da área de Produção, mas a procura será por profissionais com, pelos menos, um curso técnico. Quase 74% das empresas entrevistadas relataram ter intenção de criar vagas no ramo de Engenharia, enquanto novas oportunidades também são esperadas nos segmentos de Produção (73%); Gestão de Qualidade (71,8%); Projetos (71,3%); Pesquisa e Desenvolvimento (65%); Segurança e Saúde Ocupacional (60%); Meio Ambiente (59%) e Manutenção (58%).
Na área de Gestão, os planos de criação de novas oportunidades de trabalho também superam as projeções de estabilidade e redução do quadro efetivo de funcionários. Das empresas que participaram da pesquisa, 59% apontaram intenções de ampliar o efetivo de funcionários no setor de Compras.
Em seguida aparecem projeções de contratações nas áreas de Comercial (58%), Tecnologia da Informação (56%); Serviços Gerais (55%); Planejamento (54%); Atendimento ao Cliente (54%) e Recursos Humanos (50,1%). Cursos de MBA, Mestrado ou Doutorado serão pré-requisitos que devem ser solicitados por até 35% das empresas para profissionais que se candidatem a cargos de gerência ou diretoria.
Baixada Santista – Na região, uma boa oportunidade para os profissionais e estudantes que buscam uma oportunidade no mercado industrial de automação e manutenção nas indústrias e empresas fornecedoras e precisam se qualificar é aproveitar as ofertas de cursos e eventos técnicos que acontecem, em Santos-SP, no próximo mês de maio.
Um deles é o Seminário Internacional de Manutenção e Automação – SIMA. Serão três dias intensos de debates, entre 16 e 18 de maio, onde serão abordados temas como: aspectos como válvulas solenoides redundantes, inovações tecnológicas, medição e vazão, gerenciamentos de ativos, medição de pressão diferencial com selo remoto sem capilares, entre outros. Profissionais de renome, nacionais e internacionais, representando empresas igualmente qualificadas serão os palestrantes. Entre elas: Norgren, Incal, MTL, Emerson, JAT, Metrohm, Carbocloro, Yokogawa, Petrobras, RPBC, National Instruments, Westcon, Smar, Siemens e ABB. As inscrições são gratuitas.
Outra opção é participar de Minicursos que apresentarão cases técnicos dados por empresas com exemplos inerentes aos processos de qualquer empresa. Os temas são os seguintes: “Noções de manutenção em transmissores de pressão, temperatura, vazão e nível”, orientada pelo Professor Reginaldo Onofre; “Noções básicas para implementar uma rede Wireless Hart IEC62591”, com o professor Ricardo Duran; “Válvulas de segurança – aplicações, detalhes construtivos, inspeção e instalação”, com o professor Artur Cardozo Mathias. As inscrições para os Minicursos serão abertas na segunda quinzena de março e serão pagas (o valor de investimento ainda não foi definido).
Tanto o Seminário quanto os Minicursos terão o importante apoio técnico da ISA – The International Society of Automation, principal organização mundial do setor de automação, que reúne 30 mil membros em mais de 50 países. Eles acontecerão no Mendes Convention Center, em Santos, em paralelo a realização de uma Feira Industrial de Manutenção e Automação, a FIMA BRASIL, mais um espaço interessante para identificação de oportunidades de trabalho.
Fonte: FIMA 2012