73% das microempresas no Brasil não estão na Internet
balanço,Gestão&Empreendedorismo,Iniciativa,Oportunidade | Por em 17 de fevereiro de 2012
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, CETIC, divulgou recentemente levantamento que aponta a falta de aproximação das microempresas no Brasil com a internet. De acordo com o estudo, 73% das que possuem até 10 funcionários não possuem site oficial, tampouco participação em outros canais, como fóruns ou redes sociais. Das pequenas empresas apontadas, 69% possuem conexão com a internet, enquanto 97% das companhias de maior porte estão ligadas à web. Dos microempresários que afirmam utilizar a internet para realizar seus negócios, 97% tem o hábito de trabalhar com email; e 88%, buscas online.
Para Rodrigo Cartacho, co-fundador da Sympla (www.sympla.com.br), primeira plataforma online para o autogerenciamento e organização de eventos no País, a internet precisa ser vista como uma facilitadora para a expansão das empresas de menor porte. “O Brasil tem aproximadamente 80 milhões de internautas atualmente. Seja qual for o segmento de atuação da empresa, é fundamental estar presente ao menos em um canal mais tradicional, como um site institucional”, ressalta o executivo. “Além do site, algumas empresas podem adotar uma postura estratégica, abraçando o uso de redes sociais, ajudando na estabilização do contato com seu público-alvo”, conclui Cartacho.