Vendas devem aumentar 7% com pagamento do 13º salário
balanço,Economia | Por em 23 de novembro de 2011
FCDL-RS estima que 40% dos consumidores usarão o salário para quitar dívidas
Tablets, televisores e smartphones. Estas são as apostas dos lojistas gaúchos para o Natal de 2011. Mesmo com a procura maior por eletrônicos, a previsão é que a venda de roupas, confecções e acessórios também deverá apresentar crescimento, segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). A expectativa é de que o varejo venda 7% a mais, em comparação com o mesmo período do ano passado com o pagamento do 13º salário.
“É um número extraordinário, uma vez que 2010 foi o ano que o PIB mais cresceu no Brasil. Nós acreditamos que aumentará até mais que 7%, mas para isso acontecer, o comércio terá que identificar as necessidades e contemplar os anseios de consumo de seus clientes”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Koch.
O reforço no orçamento não servirá apenas para comprar os presentes de natal, viajar ou adquirir novos bens. A FCDL-RS estima ainda que aproximadamente 40% dos consumidores vão utilizar o pagamento para quitar de dívidas atrasadas. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o 13º salário significa a injeção de aproximadamente R$ 7,5 bilhões no mercado rio-grandense, índice comemorado pelos varejistas.