Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

  As indústrias brasileiras de blocos e pisos de concreto que produzem com o Selo de Qualidade fornecido pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) vêm crescendo a cada dia: atualmente, os fabricantes associados à Associação Brasileira dos Fabricantes de Blocos de Concreto (BlocoBrasil) já alcançam a meia centena. As indústrias que produzem blocos e pisos de concreto têm, como exigência básica para obter a associação à BlocoBrasil, possuir o Selo de Qualidade da ABCP.

O Selo de Qualidade é uma garantia aos compradores de que os blocos e pisos de concreto que estão adquirindo são resultado de processos produtivos adequados, com ensaios que atestam sua resistência e adequação às normas brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O processo para obtenção do Selo de Qualidade por uma indústria envolve a realização de auditoria por auditores qualificados pela ABCP e certificados pelo Inmetro, na qual é feito um check-list de 12 itens, tais como o controle de cura do concreto, gestão de produção e rastreabilidade – que permite identificar a origem de eventuais problemas na produção -, entre outros. A indústria de blocos também passa por auditorias periódicas, quinzenais inicialmente, até a obtenção do selo, e mensais, posteriormente e pelo período de um ano. Após esse prazo e caso todas as auditorias anteriores não tenham apresentado problema, as inspeções passam a ser trimestrais.

“O Selo de Qualidade existe desde 2002 e hoje há 63 fabricantes de blocos de concreto no Brasil com esse atestado”, diz Fernando Dalbon, coordenador do Programa Selo de Qualidade da ABCP. Atualmente, o Selo de Qualidade é atribuído aos fabricantes de blocos e pisos de concreto e de cimento. De acordo com o arquiteto Carlos Alberto Tauil, consultor técnico da BlocoBrasil, o programa Selo de Qualidade garante também que as empresas obtenham maturidade empresarial, “pois precisam ter processos de gestão da produção eficientes para conseguir fabricar produtos de qualidade”. Para Tauil, essa é a diferença entre bons produtores e aqueles que ainda não desenvolveram suficientemente seus processos produtivos. “A empresa fabricante de blocos e pisos de concreto detentora do Selo de Qualidade oferece maior segurança aos seus clientes, devido ao controle de todo o processo de produção. Isto representa economia e garantia de uma obra realizada com materiais de boa procedência”, afirma Tauil.

TAGS: ,

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Cresce no Brasil o número de empresas produtoras de blocos certificados

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

IBGE importação Perspectivas Oportunidade CNI PIB máquina Revista P&S Pesquisa Evento Feira Internacional da Mecânica inovação Meio Ambiente Industrial #blogindustrial Artigo #revistaps FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial