Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

Aplicada às mais diversas construções, a certificação tende a ser ainda mais requerida por conta de eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo

 

Criada em agosto de 2008, a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) – desenvolvida e adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini – mais que triplicou de 2009 para 2010, aumentando de 7 para 24 os edifícios certificados nas diversas fases – Programa, Concepção, Realização, Renovação e Operação e Uso –,  assumindo a liderança do mercado no Brasil.

Já durante o primeiro bimestre de 2011, a certificação AQUA alcançou 29 edifícios e 1 conjunto habitacional (80 casas) certificados. A perspectiva é que esse número se expanda ainda mais, uma vez que grandes eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo demandam maior infraestrutura e, consequentemente, novas construções. “Esperamos um aumento proporcional ainda maior. A Fundação Vanzolini lançou em 2010 a certificação AQUA para Arenas e Complexos Esportivos Multiuso e já conta com 4 processos em análise de viabillidade. Além disso, outro impulsionador será a construção ou reforma sustentável de hotéis e outras construções de infraestrutura com Alta Qualidade Ambiental certificada AQUA”, salienta o coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini, prof. Manuel Carlos Reis Martins.

Além das recomendações do Green Guide (Guide to Safety at Sports Grounds), o processo AQUA inclui todos os critérios ambientais de conforto e saúde do Referencial Técnico – Processo AQUA, que o empreendedor deve seguir para construir ou reformar os estádios que sediarão o mundial de futebol no Brasil. A Fifa reconhece a certificação AQUA por seu caráter internacional, pois a Fundação Vanzolini mantém acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento da Alta Qualidade Ambiental da Construção com o CERQUAL, do Grupo QUALITEL, organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais e com a  Certivéa, subsidiária do CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment), instituto francês, referência mundial em pesquisas na construção civil e responsável pela certificação de edifícios do setor de serviços. Além disso, a entidade participa como representante exclusivo do Brasil na SBAlliance – Sustainable Building Alliance, da qual fazem parte também outras certificadoras estrangeiras, como o Certivéa (França), o DGNB (Alemanha), o USGBC (Estados Unidos) e outros.

Mais do que uma preocupação ambiental, a certificação AQUA também tem resultado interesse do mercado pelo menor custo operacional que proporciona ao longo do tempo.  “Se traçarmos um panorama de 30 anos do custo total de construção e operação de um edifício, cerca de 20% correspondem à construção e 80% à operação”, afirma Martins, acrescentando que, se o edifício for sustentável e tiver custos operacionais mais baixos, os investimentos realizados na fase de construção terão rápido retorno.

Apesar da inexistência de números consistentes relacionados às construções sustentáveis, Martins ressalta que na Europa o período de retorno do investimento em uma obra desse tipo gira em torno de dois a seis anos.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Crescimento da certificação AQUA atesta conscientização por empreendimentos sustentáveis

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

IBGE importação Perspectivas Oportunidade CNI PIB máquina Revista P&S Pesquisa Evento Feira Internacional da Mecânica inovação Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento #blogindustrial meio ambiente #revistaps sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial