Ace Schmersal inicia projeto de responsabilidade social
Iniciativa,Oportunidade | Por em 3 de março de 2011
Formare é o nome do projeto que tem por objetivo a formação profissional de jovens de famílias de baixa renda
Com o objetivo de ajudar na formação profissional de jovens de famílias de baixa renda, multinacional alemã fabricante de produtos para automação e sistemas de segurança industrial, ACE SCHMERSAL, inaugurou a sua Escola Formare, importante iniciativa de responsabilidade social, que dará oportunidade de capacitação para 20 jovens, que serão qualificados como operadores de processos de montagem eletroeletrônica.
A Escola Formare é um projeto social e educacional da Fundação IOCHPE que, a partir de parcerias com empresas de grande e médio portes, oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda, com idades entre 16 e 18 anos.
E essa parceria foi estabelecida com a ACE SCHMERSAL, que com isso, pretende não só ensinar uma profissão aos jovens, mas também estabelecer uma melhora no seu clima organizacional ao incentivar a atividade voluntária entre seus colaboradores que, após passarem por um processo de capacitação, irão atuar como educadores voluntários em sala de aula. A ACE SCHMERSAL também espera que essa ação sirva de inspiração para que outras empresas também estabeleçam parcerias com o Formare, beneficiando assim um número maior de jovens, integrando-os à sociedade como profissionais.
O Formare será desenvolvido anualmente, e ministrado na própria sede da ACE SCHMERSAL, em uma sala de aula projetada especialmente para atender o projeto e terá carga horária total de 715 horas/aula, mais 110 horas de prática profissional. E visa oferecer cursos de Educação Profissional, sendo as disciplinas elaboradas, acompanhadas e certificadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com foco no negócio da empresa. Todos os alunos, ao término do curso, receberão certificados e serão reconhecidos pelo MEC, com título de Formação Inicial Profissional.
Para participar deste projeto, o jovem precisa ser aluno de escola pública, residir em Boituva, não ter parentes trabalhando na ACE SCHMERSAL, ter renda máxima familiar por pessoa de até meio salário mínimo, e estar cursando o ensino médio.
Enquanto durar o curso, os jovens terão como benefícios bolsa auxílio de meio salário mínimo mensal, assistência médica, transporte, seguro de vida, uniforme e material didático.
Segundo o diretor da empresa, Rogério Baldauf, esse projeto está sendo um sucesso e até o momento somam aproximadamente 80 colaboradores da ACE SCHMERSAL que se inscreveram como Educadores Voluntários. “Para nós é um grande orgulho e uma grande satisfação poder ajudar jovens da nossa comunidade a desenvolverem suas habilidades, ampliarem seus horizontes e ensinar-lhes uma profissão. Esperamos com isso reforçar a educação e integrá-los a sociedade como profissionais e cidadãos”, finaliza.