Votorantim provisiona entrada na usina de Belo Monte
Economia,Perspectivas | Por em 1 de março de 2011
O grupo Votorantim verifica possibilidade de entrar na sociedade da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), no lugar da Gaia Energia, do Grupo Bertin, que desistiu do projeto semanas atrás. A informação foi confirmada ontem ao Estado pelo diretor-geral da companhia, Raul Calfat.
A Votorantim participou do consórcio perdedor junto com a Vale e Andrade Gutierrez, no leilão realizado em abril do ano passado.
A Votorantim possui o Votorantim Energia, que estuda as oportunidades de investimento no setor. “Faz parte do nosso negócio olhar investimento nesse segmento”, afirmou Fábio Ermírio de Moraes, do Conselho de Administração.
O Grupo Bertin tinha 9% de participação em Belo Monte e justificou a saída do consórcio como uma estratégia para focar suas energias na conclusão dos projetos de termoelétricas. A empresa continuou com a participação (mínima) de 1,25% no projeto por meio da construtora Contern.
A usina de Belo Monte custará R$ 25 bilhões e terá potência instalada de 11.233 megawatts (MW). A estimativa otimista é que a construção comece em abril, porém, seguidos problemas ligados à licença ambiental podem retardar o início da obra.