FIESP lança oficialmente Núcleo de Inovação Paulista
Gestão&Empreendedorismo,Inauguração,Iniciativa,novidade | Por em 21 de outubro de 2010
Criada em 2008 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a MEI tem como meta até 2013 conscientizar 30 mil empresas para o desafio de inovar e realizar atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). Convênio de cooperação técnica e financeira na ordem de R$ 48 milhões pretende capacitar 15 mil empresas ao final de 2013.
Neste sentido, será lançado durante o evento da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, o Núcleo de Inovação Paulista, composto pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp, Sesi e Senai-SP, Sebrae-SP e Secretaria de Desenvolvimento do Gesp.
O objetivo é utilizar recursos na capacitação em inovação das indústrias presentes nos 15 Arranjos Produtivos Locais (APLs) atendidos atualmente pelo Projeto do BID (BID/Sebrae-SP/Fiesp/SD Gesp), atuantes nos seguintes setores: móveis; cerâmica; têxtil e confecção; artigos de cama, mesa e banho; calçados; jóias; artigos médicos-odontológicos; plásticos; etanol; petróleo e gás.
A estrutura de governança da MEI é composta por um Comitê de Líderes Empresariais e uma Secretaria Executiva, composta pelas instituições CNI, Sebrae, BNDES, MCT e ABDI. Além destes, há o Comitê Gestor Nacional da RNI, constituído por representantes da CNI, Sesi/DN, Senai/DN, IEL/DN, Sebrae/NA e CNPq.
Além dos representantes destas instituições, também comporão a governança do Núcleo Estadual o Comitê Empresarial da Inovação da MEI, formado por representantes das empresas: Natura; Brasilata; Embraer; Usiminas; Siemens; Vitopel; Grupo Ultra; Recepta Biopharma; Metalúrgica Fundex; MRS Indústria e Comércio; PPE Fios Esmaltados e Usina São Martinho.
Fonte: Assessoria de Jornalismo Institucional