Como tirar proveito de uma feira?
Economia,Evento | Por em 13 de julho de 2010
A edição de julho da revista “Pequenas Empresas Grandes Negócios” traz uma reportagem bastante curiosa sobre as feiras setoriais. Apesar da matéria usar como referência uma feira de varejo, algumas lições são universais quando o assunto é extrair ao máximo uma participação num evento como esse.
Ao ler a reportagem na íntegra (leia no site da publicação, aqui), tomei a liberdade de copiar parte dela, a qual reproduzo abaixo com algumas observações:
Para os marinheiros de primeiro estande que querem participar de feiras de vendas, algumas dicas importantes para não investir em vão. Primeiro é preciso ter foco e escolher o melhor evento para o seu produto, sempre levando em consideração os gastos. “É impossível logística e financeiramente participar de muitas feiras”, diz o consultor Fernando Lucena.
Leia-se: Qual será o seu objetivo em determinada feira? Há estratégia?
Lembre-se de que o cliente está ali para se atualizar e conseguir novos contatos comerciais. Para isso, um estande que se destaque é um diferencial. “Vale fazer sorteios, oferecer brindes e promoções, mas não pode ‘viajar na maionese’ e querer algo inexequível, como contratar o ator Thiago Lacerda para um desfile quando o cachê dele vai ser uma grande parcela do valor das vendas feitas no próprio evento”, afirma Lucena.
Ou seja: aposte em ações pontuais que atraiam os visitantes, mas não extrapolem o orçamento para aquela feira.
Na hora de vender, esses eventos ainda seguem o formato tradicional de sentar, conversar e fazer negócios. “Para vender bem nessas feiras é preciso contar com uma equipe objetiva e que tenha sido previamente treinada, para que com algumas perguntas saiba exatamente o que o cliente em potencial quer”, afirma o consultor do Grupo Friedman. Nada de atendentes fazendo o conhecido “corpo mole” ou apenas entregando panfletos e informações padrão.
Não importa se você vai entrar para vender ou fazer marketing. No fim, estar cercado de pessoas rápidas e capazes acaba fazendo a diferença. “Acho que o maior pecado que existe nesse tipo de evento é a falta de cuidado com o treinamento das pessoas que vão trabalhar no estande. Os possíveis clientes não estão ali para perder tempo, então você precisa de uma equipe ágil.”
Não esqueça: é preciso capacitar e treinar os colaboradores/expositores que estarão no estande. Eles são o cartão de visita da sua empresa.