Instituto Mauá de Tecnologia em três importantes momentos
Evento,Iniciativa,novidade,Oportunidade | Por em 5 de julho de 2010
– Instituição está com inscrições abertas para seis cursos e novidade na área de gestão
– Laboratório da Divisão de Motores e Veículos da Mauá e credenciado pela Agência Nacional do Petróleo, ANP
– Foi realizada a IX Semana de Engenharia no IMT
Para quem pretende iniciar ainda neste ano um aprimoramento profissional ou nos estudos, o Instituto Mauá de Tecnologia está com inscrições abertas para turmas do segundo semestre de 2010 dos cursos de pós-graduação e MBA. No total serão seis cursos, oferecidos nos campus de São Paulo e de São Caetano do Sul, SP, com destaque para a nova pós-graduação em “Gestão Empresarial”. Os cursos terão início em agosto e as inscrições já podem ser efetuadas acessando www.maua.br/posgraduação.
Localizado no bairro paulista da Vila Mariana, o campus de São Paulo da Mauá disponibilizará cinco cursos, com destaque para a pós-graduação em “Gestão Empresarial”. O curso foi criado especialmente para profissionais graduados que desejam ampliar, de forma rápida e dinâmica, sua visão do mundo dos negócios, independentemente da área na qual atuem e do tamanho da empresa.
Já no campus de São Caetano do Sul os quatro cursos oferecidos para o meio do ano são, em sua maioria, voltados para a área de Engenharia. Para os profissionais que buscam melhor qualificação nos setores Automobilístico, de Autopeças e correlatos, o “MBA Engenharia Automotiva” possibilita desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida num cenário automotivo globalizado.
Além de oferecer diversas opções de cursos aqui no Brasil, a Mauá também possibilita a seus alunos a oportunidade de complementarem sua formação no Exterior por meio de parcerias com universidades internacionais. Um exemplo deste empreendimento é a recente formação da turma de Pós-graduação em Administração Empresarial com ênfase em Estratégia de Crescimento, com caráter internacional, oferecido pela Mauá em conjunto com a Steinbeis University Berlin. O acordo possibilita ao estudante fazer parte do curso na Alemanha e obter dupla diplomação: Mestrado Profissional – diploma alemão com validade na União Europeia -, e Especialização – MBA Executivo, com certificado brasileiro emitido pela Mauá. O curso será desenvolvido em dois anos no Brasil, com uma estada de quatro semanas na Alemanha e tem como objetivo identificar oportunidades e formas de atuação e cooperação com empresas da União Européia, em especial da Alemanha, e entender procedimentos para exportação de produtos e prestação de serviços.
A Mauá também possui convênios com outras universidades internacionais, como a École Nationale Supérieure dês Mines de St-Étienne na França, Michigan State University no Estados Unidos, Università degli Studi di Firenze na Itália, entre outras espalhadas pelo mundo.
O Instituto Mauá de Tecnologia teve, recentemente, mais um credenciamento pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. Dessa vez, foi a Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá que, com mais de 20 anos de experiência na área de Motores de Combustão, está formalmente apta a realizar Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de Energia. Com o credenciamento, essa Divisão da Mauá está habilitada a obter recursos da Petrobrás para o financiamento de projetos de pesquisas tecnológicas.
De acordo com o gerente da qualidade da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá, engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, o credenciamento representa mais um objetivo alcançado pela Divisão para agregar mais qualidade aos inúmeros serviços prestados e ampliar ainda mais seus projetos na área de Motores. “Com esta conquista, poderemos efetuar pesquisas tecnológicas, na área de atuação da Divisão de Motores e Veículos, em conjunto com as concessionárias, que realizam prospecção em campos de petróleo e gás natural no território nacional, para desenvolver produtos ou soluções na área energética”, afirma.
A busca do credenciamento pela ANP surgiu quando a própria Petrobrás procurou a instituição para realizar o desenvolvimento de combustíveis.
A Mauá possui outros três laboratórios credenciados pela ANP, cada um aprovado para serviços específicos: o Laboratório de Engenharia Química e Alimentos e o Laboratório de Micro-ondas são certificados em serviços tecnológicos para o desenvolvimento de produtos e processos, respectivamente para as áreas de energia e refino. Já o Laboratório de Engenharia Bioquímica também está habilitado para atuar na área de energia, mas, além disso, poderá realizar serviços voltados para o desenvolvimento de produtos e processos para monitoração, manejo e conservação do meio ambiente.
Todos sabemos dos inúmeros desafios que o País enfrentará para deixar a casa pronta para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. E indiscutivelmente, o maior deles está na área de Engenharia. Foi de olho nesse e em tantos outros desafios vividos diariamente pela área, que os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia escolheram o tema “Desafiando o Amanhã” para ser abordado durante a 9ª edição da Semana de Engenharia Mauá, que ocorreu de 29 de junho a 02 de julho, no campus de São Caetano do Sul. O evento, organizado pelos estudantes, sob a orientação de professores da Mauá, teve como principal objetivo proporcionar aos participantes oportunidade de conhecer novas tendências e tecnologias nas diversas áreas da Engenharia, além de promover o contato dos universitários com grandes empresas do mercado.
Para esta edição, foram definidas palestras, cursos e também visitas técnicas com o intuito de proporcionar ao participante conhecimento prático e uma ampla visão da realidade profissional. Cada um dos itens da programação foi oferecido por empresas participantes, que definiram sua abordagem de acordo com as tendências tecnológicas. “A programação dos cursos e das palestras é feita por meio da escolha das empresas participantes. Muitas delas já estão na Semana há mais de três anos e, a cada edição, trazem novos assuntos”, explica o estudante Eduard Lammers, presidente da Comissão Organizadora do evento. Entre as empresas participantes estarão Atlas Schindler, Bunge, CPFL Energia, Darré Moreira – Marcas e Patentes, Basf, SEW Eurodrive Brasil, Areva, Lorenzetti, LCW e Lubrizol.
Fonte: Assessoria de Imprensa