Crescimento da indústria do nordeste deve atingir 4,73% em 2010, apontam economistas
Economia,Evento,Feira | Por em 2 de fevereiro de 2010
A indústria nordestina passa por um momento de grandes investimentos. Diversos projetos estão em andamento com finalização prevista para esse ano. Além disso, variados polos industriais caminham a passos largos, com crescimento acima da média nacional. Por esse motivo, economistas da Datamétrica, consultoria especializada no mercado nordestino, prevêem um crescimento de 4,73% no ano de 2010, um valor maior que o projetado para a média do Brasil, que é de 4%. Apenas em Pernambuco, os investimentos da indústria em geral passam dos US$ 22 bilhões. Além disso, a manutenção e modernização das plantas já existentes confirmam as estimativas.
No setor sucroenergético, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, os quatro estados mais representativos para o setor, possuem 58 usinas, com previsão de produção de cerca de 55 milhões de toneladas de cana para a próxima safra, segundo dados da STAB Regional Setentrional – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil. Para Djalma Euzébio Simões Neto, presidente da STAB Regional Setentrional, “a implantação de novas plantas, após a finalização do Canal do Sertão, deve aumentar a produção de cana em cerca de 10 milhões de toneladas.”
O Canal do Sertão é considerado o maior projeto de irrigação do Nordeste e vai permitir uma expansão em cerca de 110 mil hectares de área irrigada só em Pernambuco. Com isso, há o fortalecimento do fluxo de cargas para a Transnordestina.
Feiras
Visando facilitar a entrada de empresas fornecedoras da indústria sucroenergética e de diversos outros segmentos em expansão, duas feiras de negócios foram implantadas para atingir o Nordeste todo e tornarem-se o local onde os donos de indústrias podem ter acesso a máquinas e equipamentos de última geração para montagem, manutenção e modernização de suas fábricas. É o caso da SUCRONOR – Mostra de Fornecedores do Setor Sucroenergético e FORIND NE – Feira de Fornecedores Industriais da Região Nordeste, que acontecem simultaneamente de 13 a 15 de abril de 2010 no Centro de Convenções de Pernambuco.
Para Fernando Barbosa, diretor da Multiplus Feiras e Eventos, promotora das Feiras, “a criação desses dois eventos, com grande apoio de entidades setoriais, trouxe para os empresários de todo o Brasil uma oportunidade de entrarem em um mercado com um potencial de expansão que surpreende o país inteiro. É o momento de investir no Nordeste. A Multiplus identificou isso e criou essa oportunidade para o fornecedor industrial crescer junto com a região.”
As duas Feiras acontecem simultaneamente ao 14° Seminário Regional Sobre Cana-de-Açúcar, promovido pela STAB Regional Setentrional. Para mais informações acesse http://www.sucronor.com.br ou www.forind.com.br.