Abimaq tem nova câmara
Divulgue esta notícia!,Economia | Por em 16 de dezembro de 2009
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Abimaq, divulgou esta semana que conta, desde o início de outubro,com mais uma câmara setorial: dos Fabricantes de Motores. O presidente é Maurício Niel, da área de assuntos governamentais da Scania Latin America, com Jerson Dotti, da Caterpillar, e Osnir Ferreira, da MTU Motores, como vice-presidentes.
Com extensa pauta de trabalhos, a nova câmara tem entre seus objetivos primordiais a solidificação das estatísticas e esforço para apresentação dos dados conjunturais do setor. Outra ação importante será trazer para dentro da entidade as empresas do setor que não têm participado dos encontros mensais e, com isso, realizar, também, o trabalho de acompanhamento de emissões de poluentes para motores aplicados a grupo geradores, assim como criação de normas técnicas.
Na pauta de trabalho, o presidente inclui ainda discussões sobre participação nos programas do pré-sal e PAC, com o fornecimento de motores e grupos geradores e demais equipamentos nacionais para esses projetos; monitoramento quanto a alteração da legislação de usados e as importações de mercados emergentes (relatório trimestral para monitorar o que está entrando no Brasil), bem como a continuidade ou não do mecanismo de ‘ex’ tarifários.
Assuntos técnicos de interesse para motores e projetos especiais para o setor também discutidos. Niel afirma que também pretende incrementar as ações das associadas no mercado externo, com interferência nas negociações internacionais (Mercosul x União Européia, por exemplo).
Em 2008, o setor em 2008 produziu aproximadamente 270.000 motores, impulsionado principalmente pelo segmento agrícola.