Câmara Setorial dos Fabricantes de Motores – CSMOTORES (criada em outubro de 2009)
Balanço e Perspectivas Câmaras Abimaq | Por em 11 de novembro de 2009
Presidente: Maurício Niel
Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.
Também fomos afetados pela crise financeira internacional. Nos primeiros meses do ano o impacto foi maior. Felizmente, no mercado interno as vendas começaram a se recuperar. Entretanto, não atingiremos o mesmo volume vendido no ano passado. Como exportamos para a América Latina, Estados Unidos e Europa, nossas vendas para o mercado externo foi muito prejudicada.
E como o segmento se comportará em 2010?
Estamos apostando que em 2010 as vendas para o mercado interno sejam quase iguais as de 2008. Nossa estimativa se prende ao fato do mercado agrícola ter voltado a crescer. Além disso, a demanda, por exemplo, de grupos geradores, em função do aquecimento da economia brasileira, com certeza aumentará também a demanda por motores.
Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.
Hoje, somos muito competitivos uma vez que produzimos motores estado-da-arte, cuja plataforma permite que atinjam a especificação Tier 4. Como os motores industriais no Brasil terão que obedecer a especificação Tier 2 em 2011, aqueles OEMs que usam e os que selecionarem motores brasileiros não terão que fazer nenhuma mudança nos seus projetos.
Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?
O maior problema enfrentado hoje é a infraestrutura oferecida pelo país, que está sendo melhorada com as obras do Plano de Aceleração do Crescimento,PAC.
Quais as soluções que a câmara busca para sanar esse problema?
Na câmara, a despeito do progresso brasileiro na área de infraestrutura, este tema deve continuar sendo acompanhado com atenção. A câmara fará avaliações relativas à tributação diferente para motores que hoje competem com motores de geração ultrapassada.
Quais os próximos passos para sustentação do segmento?
Abertura de novos mercados e maximização do setor pelas avaliações setoriais e possibilidades de aumento de investimentos na infraestrutura do país.
O que tem sido feito para fomentar esse setor?
Monitoramento do mercado e estudos de viabilidade para implementação de novos programas relativos ao comércio exterior e projetos especiais brasileiros.
No tocante a novas políticas e a regulamentação para o setor, o que tem sido feito?
Estamos implementando uma estatística setorial e revisando normas internas para serem utilizadas no âmbito nacional.