Câmara Setorial de Equipamentos para Ginástica – CSGIN
Balanço e Perspectivas Câmaras Abimaq | Por em 11 de novembro de 2009
Presidente: Ricardo Castiglioni
Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.
A crise econômica mundial complicou muito o segmento. No primeiro trimestre não tivemos novos pedidos, o setor ficou travado, só trabalhamos com os pedidos que estavam em carteira. Agora é que o mercado está começando a se estabilizar. novamente.
E como o segmento se comportará em 2010?
Se o ambiente mercadológico continuar neste ritmo, 2010 será um bom ano para o segmento. Nossa perspectiva é que já no meio do ano que vem conseguiremos atingir patamares próximos aos índices de 2008.
Sabemos que 2008 foi ano excelente para a indústria. Quando o Sr. imagina que o setor retorne aos níveis daquele ano?
O ano de 2008 foi atípico, mas se a economia continuar reagindo acreditamos que em julho de 2010 o setor já consiga atingir resultados próximos aos obtidos no ano passado.
Até que ponto a crise econômica mundial afetou o segmento?
A crise mundial paralisou o segmento. Nunca tínhamos parado desse jeito. Não tivemos novos pedidos desde o inicio da crise. No primeiro trimestre de 2009 só entregamos os pedidos que já estavam em carteira.
Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.
O descaminho na importação faz com que percamos a nossa competitividade. Por isso, estamos lutando para combater esse mal e fazer com que nosso setor fique mais competitivo.
Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?
Os grandes problemas do setor é a baixa do dólar e o descaminho na importação.
Quais as soluções que a câmara busca para solucionar esse problema?
A solução que a CSGIN busca é a união entre os fabricantes nacionais e a otimização do relacionamento com o sistema S (Sesc, Sesi, Senai). Assim, o nosso setor fica mais fortalecido para combatermos o descaminho.
Quais os próximos passos para sustentação do segmento?
O setor precisa continuar investindo em qualidade, tecnologia, inovação e novo design de máquinas e assessórios.
O que tem sido feito para fomentar esse setor?
Nosso setor será beneficiado com os três grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil: as Olimpíadas Militar em 2011, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Por isso, estamos pleiteando e buscando junto ao governo uma linha de financiamento para os nossos consumidores finais.
No tocante a novas políticas e a regulamentação para o setor, o que tem sido feito?
A CSGIN está buscando junto ao INMETRO e outros órgãos competentes entendimento para que possamos implantar uma linha de regulamentação voltada para o nosso setor.